Categoria recebeu nos últimos anos cerca de 20 pilotos que iniciaram no kart de aluguel.
A Fórmula Vee recebe cada vez mais pilotos originários do rental kart e que estão se destacando na disputa do Campeonato Paulista, que ocorreu neste fim de semana em Interlagos.
Nos últimos anos, mais de 20 pilotos que iniciaram a carreira no kart de aluguel participaram das várias competições da Fórmula Vee.
“Isso mostra como o rental é a porta de entrada para quem busca seguir carreira no automobilismo”, afirma Guilherme Putnoki, CEO da Amika, a maior organização de rental do Brasil e parceira da Fórmula Vee.
Putnoki explica que o rental oferece uma base de conhecimento para o piloto encarar os desafios nas pistas de automobilismo. “E com a FVee seguimos os mesmos princípios em nossas competições de rental, com disputas justas e seguras, além de oferecer um ótimo custo-benefício”, diz.

Na etapa inicial do Campeonato Paulista, em fevereiro, Putnoki foi um dos destaques, ao alcançar o pódio pela primeira vez. Outro piloto que deu suas primeiras voltas no kart, Marcelo Médici conquistou o seu melhor resultado, com um terceiro lugar.
Em seu quinto ano na FVee após o início no kart, Lucas Veloso chegou ao vice-campeonato paulista em 2022. “Quando corria de rental, diziam que eu era grande demais (com quase 1,90 m de altura) e não iria ter sucesso. Mas eu sempre soube o que eu queria e nunca desisti dos meus sonhos. E aqui estou, me divertindo e brigando por vitórias e títulos”, afirma o piloto de Itapevi (SP).
Durante quatro anos, Vinícius Vilela competiu na Amika e desde 2023 corre regularmente na FVee. “Apesar de ser uma guiada bem diferente, a transição foi muito tranquila, pois tive muito suporte da equipe técnica da FVee. Com isso, foi possível realizar meu sonho de andar de fórmula e com um custo menor do que no kart 2 tempos em campeonato federado”, diz.

Condições especiais
Além de ensinar, a Fórmula Vee oferece condições especiais para os pilotos inscritos na Amika para competir no Campeonato Paulista e na Copa ECPA, em Piracicaba (SP).
“É uma grande satisfação para nós termos a Amika como parceira, oferecendo oportunidade de competir no automobilismo e com formas de pagamento mais acessíveis”, diz Flávio Menezes.

Esse aprendizado foi um dos motivos que atraíram o jovem piloto Henrique Pettinari. “Começar no rental me deu uma base muito boa de entender e me apaixonar ainda mais pelo automobilismo. Lá eu aprendi muito como me portar fora e dentro da pista e desenvolver minhas habilidades como piloto”, diz o garoto de Suzano (SP), que foi vice-campeão da FVee Open em 2023.
É esta geração oriunda do rental kart que começa a desafiar nomes como Levi Simões, que este ano busca o tricampeonato na Fórmula Vee.
“O equilíbrio faz parte da FVee. E os novos pilotos, como aqueles que chegam do rental, vão melhorando a cada corrida e, com isso, tornando as disputas mais acirradas”, diz Levi Simões.
Próxima etapa
A terceira etapa do Campeonato Paulista ocorrerá entre os dias 18 e 20 de abril em Interlagos. Além do Campeonato Paulista, a categoria conta ainda com a Copa FVee e a FVee Open, que ocorrem no ECPA na cidade de Piracicaba-SP, com a FVee Open sendo exclusiva para iniciantes, onde podem aprimorar sua pilotagem com todo suporte que a FVee oferece.
Para saber como participar do Campeonato Paulista, da Copa FVee-ECPA e da FVee Open (exclusiva para iniciantes), acesse inscricao.formulavee.com.br. Confira ainda no site www.fvee.com.br como participar de treinos e aulas de pilotagem. Siga a FVee no Instagram, Facebook e TikTok em @formulaveebrasil.